Bichectomia

Cirurgia plástica para redução das bochechas

Algumas considerações

A bola de Bichat é uma bolsa de gordura presente na região das bochechas. Quando aumentada, essa gordura deixa o rosto arredondado. Bichectomia  é uma cirurgia em que há a retirada total ou parcial da bola de Bichat. Portanto,  a finalidade desta cirurgia é reduzir o volume das bochechas tornando o rosto mais estreito.

A cirurgia é feita por dentro da boca e a incisão, na mucosa da bochecha, mede entre dois e três centímetros.

Dura em torno de 40 minutos e não há necessidade de internamento hospitalar. Entretanto, o paciente pode permanecer em repouso no hospital por algumas horas após a operação.

Alguns procedimentos, quando bem indicados, podem ser associados a Bichectomia e contribuir para um resultado ainda melhor da estética facial como a Lipoaspiração do submento (papada), a Mentoplastia de aumento (prótese de queixo), o Lifting facial, a aplicação de Botox, o Preenchimento de rugas, etc... Só um cirurgião plástico poderá  avaliar e indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Anestesia

Normalmente a Bichectomia é realizada sob anestesia local com sedação assistida pelo anestesiologista.

Pós operatório

O pós-operatório da Bichectomia é semelhante ao da extração de um dente do siso. Na primeira semana é comum um aumento exagerado das bochechas devido ao edema (inchaço), sendo mais intenso nos primeiros três dias.  Normalmente a cirurgia é pouco dolorosa, sendo essas dores facilmente combatidas com analgésicos comuns. É possível certa redução da sensibilidade da pele das bochechas e equimoses (manchas roxas) neste período.

Geralmente, o paciente tem condições de retornar as suas atividades após cinco dias.  Os pontos não necessitam ser retirados pois são feitos de fio absorvível. A mucosa da bochecha tem melhor cicatrização que a pele e, normalmente , não deixam cicatrizes aparentes.

Gradualmente, o rosto vai adquirindo uma aparência mais natural em torno de duas ou três semanas, restando algum edema que será absorvido lentamente. Entretanto, é importante que o paciente tenha consciência de que a forma e o volume das bochechas podem demorar até 4 a 6 meses para se definir.  Por ser um procedimento de pequeno porte, os riscos são mínimos. 

Existem algumas complicações possíveis, como em toda cirurgia (sangramento, infecção, etc) e outras mais específicas, mas igualmente raras (assimetria, ressecção em excesso, lesão do nervo ou ducto parotídeo, etc).

Instruções pré-operatórias

1) Evite aspirina ou medicamentos que contenham aspirina uma semana antes da cirurgia.

2) Realize os exames pré-operatórios recomendados e avaliação pré-anestésica.

3) Observe jejum de 8 horas antes da cirurgia.

4) Pela manhã, antes da cirurgia, faça rigorosa escovação dos dentes e da língua e bochecho com solução antisséptica.

5) Compareça ao hospital no horário previsto, acompanhado(a). Você não terá condições para dirigir ou voltar sozinho(a) para casa.

6) Se você tem outras dúvidas, assegure-se de esclarecê-las antecipadamente com o cirurgião. Ansiedades e incertezas poderão ser evitadas se o paciente estiver bem informado.

Instruções pós-operatórias

1) Repouso relativo nas primeiras 48 horas.

2) Cabeceira da cama mais elevada com 2 travesseiros.

3) Compressas frias, várias vezes ao dia, sobre as bochechas nas primeiras 48 horas.

4) Dieta líquida ou liquidificada, morna ou fria, nos primeiros 3 dias.

5) Higiene bucal (escovação suave dos dentes e solução antisséptica).

6) Evite baixar e levantar a cabeça frequentemente e esforços físicos na primeira semana.

7) Atividades físicas poderão ser iniciadas após 3 ou 4 semanas.

8) Evite exposição solar direta sobre a face nos primeiros 60 dias.

9) Use protetor solar com fator de proteção igual ou maior que 30.

10) Convêm salientar que é comum que restem certas assimetrias, pois simetria absoluta não existe.

11) Não se baseie em informações de amigos ou parentes bem intencionados. Obtenha a informação diretamente do médico e você evitará dúvidas e ansiedade no pós-operatório. 

Desenvolvido por: Quatro Ventos Comunicação