Lipoaspiração

Lipoaspiração é uma intervenção que tem por objetivo a retirada de gordura localizada. A grande vantagem desta operação é que o cirurgião tem possibilidade de remover relativamente grandes quantidades de gordura, por incisões muito pequenas. Durante este procedimento, o cirurgião introduz uma cânula através de uma pequena incisão, na área a ser aspirada. A cânula é ligada a uma bomba de vácuo que aspira a gordura para fora do corpo.

Planejamento

Normalmente para ajudar na avaliação pré-operatória das áreas que necessitam intervenção, solicitamos fotografias dessas regiões. Elas nos permitem avaliar o contorno corporal com mais fidelidade. Irão nos ajudar também durante a intervenção, quando o paciente ficar em pé na avaliação de diferenças e assimetrias.

Anestesia

Conforme o caso, a anestesia pode ser local, peridural ou geral. Como na maioria dos casos é gordura localizada do abdome para baixo, a anestesia mais usada é a peridural .

Operação

Dependendo do número de áreas ou regiões a serem aspiradas, teremos a duração da intervenção em média de uma a duas horas. O tempo de intervenção habitual é de 12 a 14 horas.

Cicatrizes

As cicatrizes são pequenas (cerca de 3mm) e são colocadas nos lugares mais ocultos, dependendo das regiões aspiradas.

Limitações

A lipoaspiração não substitui nenhum regime de emagrecimento, visto que só é possível retirar gordura de áreas delimitadas e em volume limitado em uma única sessão operatória.

Os volumes aspirados não devem ultrapassar 7% do peso corporal. Da mesma forma, não deve ultrapassar 40% da área corporal.

A lipoaspiração não corrige a celulite.

A lipoaspiração não deve ser realizada em pacientes de pele muito flácida.

A lipoaspiração é um método passível de imprecisões quanto ao seu resultado, sendo comum indicações de retoques para a correção de defeitos que possam aparecer à medida que a área volta ao normal.

Pós-operatório

A operação é pouco dolorosa. A sensação é de pele magoada por um traumatismo. Essa dor pode ser combatida com o uso de analgésicos comuns se for o caso.

Por causa do edema (inchaço) pós-operatório, além do uso do modelador, seu abdome e demais regiões tratadas durante os primeiros 30 a 40 dias, estará maior do que no pré-operatório. Não fique ansiosa(o), isso se constitui numa evolução normal.

Os cuidados pós-operatórios dizem respeito ao uso de modeladores, repouso por alguns dias, drenagens linfáticas, evitar esportes e sol por certo período, e evitar calças de cintura baixa pelo período recomendado (vide instruções pós-operatórias).

As etapas da evolução são:

1) Período imediato: vai até o trigésimo dia . São comuns equimoses e o edema é muito acentuado (parece que não vai haver nenhuma melhoria)

2) Período mediato: vai do trigésimo dia ao sexto mês. Fase em que começa a desaparecer o edema e, se houver hematomas (coágulos) o abdômen se torna irregular, cheio de elevações e áreas mais consistentes e menos consistentes. Essas áreas vão readquirindo progressivamente a consistência normal.

3) Período tardio: após o sexto mês. A pele e o subcutâneo readquirem o aspecto e a consistência normais. Podemos então avaliar se há ainda áreas com acúmulo de gordura que necessitem nova intervenção.

O resultado é sempre muito tardio e nenhuma avaliação deve ser feita antes do sexto ou oitavo mês. Quando necessárias pequenas correções (retoques) são realizadas sem necessitar internamento.

Instruções pré-operatórias

1) Evitar aspirina ou medicamentos que a contenham nas duas primeiras semanas que antecedem a operação. Esses medicamentos interferem na coagulação do sangue e podem ocasionar sangramento.

2) Avisar o médico em caso de gripe ou febre.

3) Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer que eventualmente esteja usando.

4) Internar-se no hospital indicado no dia e hora previamente ajustados.

5) Levar ao hospital cinta ou modelador indicados e roupa folgada conforme o caso.

Instruções pós-operatórias

1) Observar repouso relativo por um período de uma semana.

2) Usar cinta ou modelador por 4 semanas dia e noite e seguir mais 4 semanas só durante o dia.

3) Banho de chuveiro após o 1° dia.

4) Alimentação normal.

5) Os pontos são retirados entre o 5° e 8° dia.

6) Os esportes poderão ser reiniciados após 30 dias ou segundo orientação médica.

7) Evitar sol durante dois meses.

8) Aguardar liberação médica para reiniciar regime ou dieta de emagrecimento.

9) Siga orientação quanto aos medicamentos e retorno ao consultório.

10) Drenagens linfáticas poderão ser iniciadas a partir do 5° dia.

11) Evitar o uso de calça ou shorts de cintura baixa, nos primeiros 6 meses.

12) Convém salientar que é comum que restem certas assimetrias, pois a simetria absoluta não existe.

13) Não se baseie nas informações de amigos bem intencionados. Obtenha a informação diretamente do médico e você evitará dúvidas e ansiedade no pós-operatório.

Desenvolvido por: Quatro Ventos Comunicação