Blefaroplastia

Cirurgia Plástica das Pálpebras

Uma das muitas transformações que as pessoas notam à medida que aumenta a idade é a sobra de pele na pálpebra inferior. Frequentemente se nota um edema (inchaço) das pálpebras pela manhã que parece levar cada vez mais tempo para desaparecer. A flacidez e as rugas das pálpebras são às vezes acompanhadas de um aumento de volume (bolsas) nas pálpebras inferiores e superiores. A blafaroplastia é uma operação que atua sobre essas estruturas palpebrais. É removido o excesso de pele e bolsas de gordura protusas, podendo ser esse procedimento realizado isoladamente ou em conjunto com uma cirurgia facial (lifting).

Muitos pacientes nos perguntam se existe idade ideal para operar as pálpebras. Na verdade não existe idade ideal, mas uma oportunidade ideal, quando existe a queixa e existe o defeito a ser corrigido. Pode ser em qualquer idade.

Anestesia

Normalmente a cirurgia palpebral é realizada sob anestesia local com sedação. Não há necessidade de internamento hospitalar. Entretanto, o paciente pode permanecer em repouso na clínica por algumas horas após a operação.

Pós-operatório

O pós-operatório é praticamente indolor. Se houver dor, será combatida com analgésicos comuns. A cirurgia demora cerca de uma hora ou pouco mais.

É normal que o paciente apresente edema e equimoses (inchaços e manchas roxas) das pálpebras no pós-operatório. As equimoses tendem a desaparecer entre uma a três semanas e o edema demora um pouco mais, mas o paciente normalmente tem condições de retorno à vida normal em menos de uma semana, podendo usar maquiagem ou óculos escuros para disfarce de suas equimoses remanescentes.

É importante que o paciente tenha consciência de que o resultado definitivo da cirurgia pode demorar até 6 meses.

Deve-se estar ciente também de que a cirurgia palpebral tem efeito apenas na área das pálpebras. Portanto, os pés de galinha nunca desaparecerão totalmente devido à ação dos músculos faciais e à perda da elasticidade da pele da região peri-orbitária lateral.

Cicatrizes

Sendo a espessura da pele muito fina, as cicatrizes tendem a ficar disfarçadas nas pregas naturais e praticamente imperceptíveis com o tempo. Entretanto,é comum que essas cicatrizes sejam visíveis durante dois ou três meses, principalmente ao nível do canto externo dos olhos. Poderá ser feito o uso de maquiagem para disfarçá-las nesse período.

Instruções pré-operatórias

1) Evitar aspirina ou medicamentos que a contenham uma semana antes da cirurgia. Esses medicamentos interferem na coagulação do sangue e podem causar hemorragias e aumentar as equimoses.

2) Fumantes devem reduzir o cigarro a um mínimo afim de evitar tosse no pós-operatório.

3) Avisar o médico em caso de gripe, resfriado ou infecção.

4) Observar jejum de quatro horas antes da cirurgia.

5) Pela manhã, antes da cirurgia:

a) Lavar a face com sabonete antisséptico

b) Não usar maquiagem

c) Não usar cremes

d) Não tomar outra medicação a não ser a indicada pelo médico

e) Fazer bochechos com antisséptico bucal (Cepacol, por exemplo)

6) Comparecer ao local da cirurgia (hospital ou clínica) no horário previsto. Você não terá condições para dirigir ou voltar sozinho para casa.

7) Trazer óculos escuros.

Instruções pós-operatórias

1) Repouso relativo por 24 horas e a cabeceira da cama mais elevada (dois travesseiros).

2) Fazer compressas geladas nas pálpebras várias vezes ao dia, nos dois primeiros dias.

3) Avisar o médico em caso de dor severa ou sangramento exagerado.

4) Alimentação livre.

5) Normalmente, os pontos são retirados entre o 4° e 7° dia.

6) Evitar esforços por uma semana.

7) Usar óculos escuros quando se expuser à luz natural.

8) Pode usar maquiagem após a primeira semana.

9) Evitar sol nos primeiros 2 a 3 meses.

10) Você poderá voltar a prática de esportes após 30 dias, desde que observada a restrição quanto ao sol.

11) Convém salientar que é comum que restem certas assimetrias, pois a simetria absoluta não existe.

12) Não se baseie nas informações de amigos bem intencionados. Obtenha a informação diretamente do médico e você evitará dúvidas e ansiedade no pós-operatório.

Desenvolvido por: Quatro Ventos Comunicação