Ritidioplastia

Cirurgia Plástica Facial – Face Lift Operation – Lifting

A ritidoplastia ou lifting é um procedimento que consiste em suspender a pele da face, que se torna pendente com o avançar da idade.

Esta cirurgia tem por objetivo melhorar a flacidez e atenuar as rugas da pele facial. Entretanto, não é possível fazer com que um paciente de 40 anos pareça ter 20. Embora isso pareça obvio, deve ser mencionado, pois algumas pessoas através de informações errôneas acreditam em um “milagre de transformação” e poderão ficar desapontadas.

O lifting retarda o envelhecimento da face mais não estanca. Não é possível prever em cada caso qual será o ganho com a cirurgia e quanto tempo irá decorrer até que outra cirurgia seja necessária. Em termos genéricos, poderíamos situar esse tempo entre 5 a 8 anos.

Mais comumente, o procedimento envolve a região do pescoço, a área sob o queixo, as bochechas, a região temporal e, algumas vezes, a região frontal e as sobrancelhas.

É comum a associação do lifting com blefaroplastia (plástica das pálpebras) e outros procedimentos complementares como preenchimento de rugas, dermabrasão, rinoplastia (plástica de nariz), etc.

Cicatrizes

Toda operação deixa cicatrizes definitivas. O trabalho do cirurgião consiste em colocar essas cicatrizes em locais escondidos por pregas naturais ou pelo cabelo, de forma que raramente se tornam visíveis. Além do mais, como se trata de região de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ficar muito fina.

Anestesia

O lifting geralmente é realizado sob anestesia local e sedação assistida. Porém em casos especiais, a anestesia pode ser indicada.

Pós-operatório

Após a cirurgia, o paciente deverá permanecer internado por aproximadamente 24 horas. Durante esse período, um curativo tipo “capacete” é mantido e compressas geladas sobre as pálpebras serão feitas para reduzir o edema (inchaço) e as equimoses (manchas roxas). No dia da alta, o curativo e os drenos são retirados. Uma faixa modeladora comprimindo suavemente a face e o pescoço é deixada por tempo prolongado (determinado pelo médico).

A cabeça pode ser lavada a partir do primeiro dia de pós-operatório com shampoo neutro.

Os pontos são retirados entre o 7° e o 10° dia, em etapas.

No pós-operatório, o paciente pode sentir amortecimento de algumas áreas da face e tensão na região do pescoço.

Massagens faciais suaves ou drenagem linfática poderão ser iniciadas a partir do 7° dia.

Deve ser lembrado que a melhora esperada com a operação irá demorar a se definir. Antes disso existe um período de edemas e equimoses, seguidos por outro período em que o paciente “parece diferente”. Esse período varia de pessoa para pessoa, mas em princípio deve-se evitar compromissos até 3 ou 4 semanas após a operação.

Um certo período de depressão emocional também é freqüente no pós-operatório, naquela fase em que o paciente “parece pior”. Isso é normal e não deve preocupar. Será superado sem demora, com a melhora da aparência.

Instruções pré-operatórias

1) Os exames pré operatórios devem ser sempre realizados, assim como as fotografias que mostram sua face em detalhes e ajudam nos estudos pré operatórios.

2) Evitar aspirina ou medicamentos que a contenham nas duas semanas que antecedem a operação. Esses medicamentos interferem na coagulação do sangue e podem causar hemorragia.

3) Não fumar nas 3 semanas que antecedem a operação. O fumo provoca tosse no pós-operatório e prejudica a cicatrização.

4) Não cortar os cabelos antes da operação. O cabelo mais longo é mais fácil de se prender e ajuda a esconder os pontos no pós-operatório.

5) Lavar a cabeça com shampoo neutro e a face com sabonete antisséptico na véspera da operação.

6) Evitar cremes ou maquiagem antes da operação.

7) Levar lenço para cabeça (para as mulheres) e óculos escuros (se operar as pálpebras também), além de objetos de uso pessoal.

8) Observar jejum de 8 horas antes da cirurgia.

9) Fazer bochechos com antisséptico bucal pela manhã, antes da cirurgia (Cepacol, por exemplo).

Instruções pós-operatórias

1) Dieta livre

2) Repouso com a cabeça mais elevada (dois travesseiros) em ambiente tranquilo.

3) Usar compressas geladas nas regiões tratadas, várias vezes ao dia, por 2 dias.

4) Evitar esforços ou baixar a cabeça repetidamente na 1° semana.

5) Avisar ao médico em caso de dor severa, edema ou sangramento anormais.

6) Não fumar por 3 semanas.

7) A cabeça poderá ser lavada com shampoo neutro a partir do 1° dia de pós-operatório.

8) Cremes hidratantes poderão ser usados a partir do segundo dia.

9) Usar faixa modeladora facial (conforme orientação médica)

10) Os pontos serão retirados entre o 7° e 12° dia.

11) O paciente poderá retornar às suas atividades habituais assim que se sinta em condições. Entretanto, deverá observar um repouso relativo de ao menos sete dias.

12) Pode usar maquiagem após a 1° semana.

13) O cabelo poderá ser tingido após 30 dias.

14) Massagens faciais suáveis (ou drenagens linfáticas) poderão ser iniciadas a partir do 7° dia.

15) Evitar sol os primeiros 2 ou 3 meses.

16) Prática de esportes e ginástica poderá ser retomada após 45 dias, desde que observada a restrição ao sol.

17) É importante que o paciente tenha consciência de que o resultado definitivo da cirurgia pode demorar mais de 6 meses.

18) Não se baseie nas informações de amigos bem intencionados. Obtenha a informação diretamente do médico e você evitará dúvidas e ansiedade no pós-operatório.

Desenvolvido por: Quatro Ventos Comunicação