Mamaplastia de Aumento

Inclusão de Implantes Mamários de Silicone

O aumento das mamas é feito através da inclusão cirúrgica de implantes mamários de silicone por detrás das glândulas mamarias ou dos músculos peitorais.

O volume do implante mamário deve ser discutido com o cirurgião, uma vez que apenas o médico pode avaliar o tamanho aproximado do implante que uma determinada mama poderá acomodar. As proporções físicas da paciente (largura de ombros, quadris e estatura), bem como o seu desejo, serão levados em máxima consideração.

Como o implante é colocado por detrás da glândula mamaria ou do músculo peitoral, não irá interferir na lactação e nem no exame físico ou radiológico da mama.

Os implantes mamários de silicone são inertes ao organismo, mas devem ser substituídos aproximadamente vinte anos a sua inclusão.

Anestesia

A cirurgia pode ser feita sob anestesia geral ou local com sedação assistida. No caso de anestesia local com sedação, a paciente poderá receber alta no mesmo dia, mas em caso de anestesia geral, deverá permanecer internada por cerca de 24 horas.

Cicatriz

A colocação do implante mamário é feita através de uma incisão de aproximadamente quatro centímetros localizada no sulco abaixo da mama. A cicatriz geralmente fica muito pouco visível após 8 meses.

Quanse se existe flacidez e sobra de pele, pode ser necessário retirar o excesso de pele na operação. Nesse caso, a cicatriz será semelhante à de uma cirurgia para elevar a mama em “L” ou “T” invertido.

A cicatriz tem uma evolução em três etapas:

1) Imediata: vai até o trigésimo dia e a cicatriz se apresenta bem pouco visível. Às vezes, uma certa reação aos pontos e ao curativo pode ser observada.

2) Mediata: vai do trigésimo dia ao oitavo mês. Nesse período haverá um espessamento normal da cicatriz, vem como uma mudança na tonalidade, que passa para o vermelho e depois para o marrom e vai aos poucos clareando. Esse é o período menos favorável da cicatrização e que mais preocupa o paciente.

3) Tardio: vai do oitavo ao décimo mês. Nesse período a cicatriz torna-se mais clara e menos consistente, atingindo seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia deverá ser feita após esse período.

Pós-operatório

Normalmente a cirurgia é pouco dolorosa, sendo essas dores combatidas com analgésicos comuns. Porém, quando o implante é colocado por detrás dos músculos peitorais, as dores podem ser mais intensas e um analgésico mais potente poderá ser usado.

Por causa do edema (inchaço) pós-operatório, as mamas durante as primeiras semanas poderão ficar maiores do que o planejado. Não fique ansiosa, isso se constitui numa evolução normal.

Quando o implante é colocado por detrás do músculo, existe uma certa demora, de quatro a seis meses, até se observar a forma e o posicionamento definitivos. Em alguns casos, o uso de uma faixa elástica no pólo superior das mamas poderá ser indicado.

Os cuidados pós-operatórios dizem respeito à limitação dos movimentos dos braços, o uso de soutien apropriado e do micropore sobre as cicatrizes (vide instruções pós-operatórias).

Habitualmente, não são necessárias massagens, a não ser quando assim orientado pelo médico.

Instruções pré-operatórias

1) Evite aspirina ou medicamentos que a contenham nas duas semanas que antecedem a cirurgia.

2) Fazer os exames pré-operatórios solicitados.

3) Fazer depilação nas axilas antes da cirurgia.

4) Internar-se no hospital ou clínica na data e horário recomendados. Não levar jóias, apenas os valores necessários.

5) Levar roupa folgada ou aberta que possa ser vestida e desvestida com movimento mínimo dos braços.

6) Levar soutien recomendado.

Instruções pós-operatórias

1) Observar repouso relativo em casa nos primeiros três dias.

2) Antibióticos e analgésicos deverão ser tomados conforme orientação médica.

3) Evitar erguer os braços acima dos ombros pelo maior tempo possível.

4) Hidratar a pele das mamas diariamente, utilizando óleos ou cremes hidratantes, a partir do primeiro dia pós-operatório.

5) Usar soutien recomendado por 2 meses ou conforme orientação médica.

6) Por um tempo prolongado (2 meses), será necessário o uso do micropore sobre a cicatriz, a fim de imobilizá-la para evitar seu alargamento. Esse micropore deverá ser trocado semanalmente.

7) Não dirigir e nem levantar peso nas 2 primeiras semanas de pós-operatório.

8) As ginásticas ou esportes que impliquem em movimentos exagerados dos braços deverão ser evitados até o terceiro mês de pós operatório.

9) Evitar exposição solar direta sobre a cicatriz por um período de três meses.

10) Convém salientar que é comum que restem certas assimetrias, pois a simetria absoluta não existe.

11) Não se baseie nas informações de amigos bem intencionados. Obtenha a informação diretamente do médico e você evitará dúvidas e ansiedade no pós-operatório.

Desenvolvido por: Quatro Ventos Comunicação